Início > Brasil de Pelotas, Centenário, História > A obra dos meus sonhos – “O livro do centenário”

A obra dos meus sonhos – “O livro do centenário”

Este blog foi criado para escrever ao longo do tempo sobre curiosidades e principalmente sobre a história do Grêmio Esportivo Brasil. Comecei fazendo o post sobre a origem (A origem e fundação do Grêmio Esportivo Brasil) do clube do povo de Pelotas, “os Negrinhos da Estação!”.

Após, comecei algumas pesquisas sobre o primeiro campeonato gaúcho realizado em 1919>. Tive a oportunidade de ver uma publicação da época (jornal Correio do Povo) falando do jogo e falando do nosso GEB, time de operários que goleou o Grêmio Porto-Alegrense time da burguesia da capital do estado. E porque parei?

Por iniciativa do nosso querido ex-presidente Cláudio de Andréa e fomentado pela Associação Cresce Xavante surgiu a idéia de formar uma comissão para escrever e colocar a história do GEB na forma de um livro. Surgia naquele momento (19 de janeiro de 2011) o início da obra literária mais esperada da minha vida.

Desde a formação da comissão até a data de hoje estamos com os textos praticamente prontos (não vou citar os nomes porque além de esquecer de alguém vou deixar os leitores na expectativa!). Com o saldo de aproximadamente 300 emails trocados entre os integrantes da comissão, vários telefonemas, e muitas pesquisas, e depois de 16 páginas de mensagens no Fórum Xavante atrás de materiais, começou a montagem do livro.

Temos textos de pessoas ilustres da mídia do estado e principalmente temos textos feitos por nada mais nada menos que torcedores XAVANTES, pessoas que vivem esse espírito de luta, essa religião. Foi escrito com paixão! Cada texto e cada foto comprova que há 100 anos somos grandes nos feitos dentro de campo e nas arquibancadas. Recebemos muitas contribuições de fotos, flâmulas, moedas comemorativas, jornais, materiais diversos de muitos torcedores. Materiais estes que são guardados como relíquias, pois tratam da maior paixão futebolística deste estado. Obrigado a todos! Ainda precisamos de fotos mais atuais, década de 90 principalmente, fotos de execursões, envie a sua!

Dou a minha pequena contribuição para que esse projeto saia para que meus filhos (que ainda não tenho) no futuro possam olhar, se emocionar e se empolgar com os feitos do passado da mesma maneira que eu me emocionei quando conheci a história deste clube.

O projeto está descrito no site oficial do Cresce Xavante – (http://www.crescexavante.com/texto/menu–projetos–livro-do-centenario). Divulgue!!

Abaixo a foto da contra-capa do livro Grêmio Esportivo Brasil, A história com fatos e fotos de uma paixão genuinamente “Rubro-Negra”, do autor Adilson Garcia do Santos de 1997.

A história com fatos e fotos de uma paixão genuinamente "Rubro-Negra", do autor Adilson Garcia do Santos de 1997

A história com fatos e fotos de uma paixão genuinamente "Rubro-Negra", do autor Adilson Garcia do Santos de 1997

Anúncios
  1. 29 de julho de 2011 às 1:59 am

    Xavante Munhoso na área… Gol do Brasil!
    Salve Juliano!
    Parabéns por tuas iniciativas. É muito importante ressaltarmos a grandeza e os feitos de nosso G. E. Brasil nos dias de hoje quando a poderosa mídia da Capital de nosso Estado faz uma verdadeira lavagem cerebral nos jovens do Interior. Clubes importantes como Bagé, Guarani, Rio Grande, Riograndense, São Paulo e Farroupilha (entre tantos outros), definham e enconhem diante da debandada de seus torcedores que passam a ser colorados ou gremistas e siquer ficam sabendo das glórias e conquistas dos clubes de suas cidades.
    Felizmente aqui na Princesa do Sul temos os Xavantes e os áureos-cerúleos que, em sua eterna luta, mantém viva esta esperança de voltarmos ao topo do Gauchão e do Campeonato Nacional. Cada linha, cada letra, cada ponto que for colocado no Livro do Centenário do G. E. Brasil nada mais significa do que a imorredoura paixão da Nação Xavante.
    Estou preparando o I Encontro Nacional dos Torcedores do G. E. Brasil e conto contigo nesta peleia. Será um trabalho sério e árduo que visa oportunizar aos Rubro Negros de todo o País manifestarem suas ideias para o futuro de nosso Clube. Sei que a prioridade do momento é o Livro do Centenário mas já estou com tudo alinhavado e só esperando o sim do amigo e de outros companheiros que farão parte da Comissão Organizadora. Visita meu blog http://xavantemunhoso.blogspot.com/ especialmente dia 9 de julho de 2011.
    Um grande abraçõ tche.

    • Juliano Freitas
      29 de julho de 2011 às 2:09 am

      e tu também faz parte dessa Munhoso!! E por sinal responsável pelo capítulo mais importante, A TORCIDA XAVANTE!! que loucura!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: