Início > Xavante > Sonhando…

Sonhando…

Não é fácil agüentar os colorados e gremistas no trabalho, nas ruas, em todos os lugares. Qualquer conversa em Porto Alegre acaba em dupla grenal.

Não se trata de inveja mas a estrutura e a grandeza dos times de Porto Alegre as vezes deixam qualquer torcedor do interior envergonhados. A diferença na estrutura entre os clubes do interior e os da capital não é nem mensurável. Façanhas como as de 98 do GEB e deste ano do Pelotas devem ser muito comemoradas.

Quarta-feira (19/08) ao tentar dormir após uma noite de muito trabalho ouvindo todos aqueles foguetes e buzinas fiquei pensando e sonhando várias coisas do meu XAVANTE. Pensei comigo quais foram os títulos que o meu time ganhou? Quando foi a última vez que saí buzinando e gritando pela cidade?

Fiquei imaginando e lembrando de façanhas do meu XAVANTE e comparando… Aí comecei a me dar conta de uma série de coisas e me convenci que nós XAVANTES somos loucos.

Campeão Copa Cleber FurtadoCampeão Copa Cleber Furtado

Lembro que quando era mandinho em Pelotas a grave doença já começava a mostrar os sintomas desde pequenino. Lá pelo início da década de 90 (quando mandinho) um certo dia escrevi uma redação dizendo que um dos dias mais tristes da minha vida fora assistir um clássico BRApel das sociais do Pelotas. Nas classes e armários do IEAB (Instituto de Educação Assis Brasil) começava inconscientemente a batucar nas classes imitando o som da GARRA XAVANTE. Lembro que nos recreios a divisão dos times era torcedores do GEB de um lado e torcedores do Pelotas de outro. Lembro que quando era mandinho ia assistir os treinos e pegar autográfos dos jogadores juntamente com meu irmão. Lembro que uma das minhas maiores alegrias era andar com uma camisa do GEB da HERBADOX número 9 com autógrago do Gilson Cabeção (que loucura!!).

Lembro dos títulos mas não são essas as minhas melhores recordações, acho que nenhum torcedor do GEB lembra muito bem dos títulos, tanto que o fato mais lembrado é a campanha de 85 (não poderia ser diferente), mas e os títulos?? Das copinhas do RS da década de 90 para cá ganhamos a maioria e fomos vice-campeões de umas quantas. Mas eu não costumo lembrar muito disso… Lembro de ir 3 horas antes para o estádio em dia de clássico BRApel. Lembro do Badico, Lambari, Nazarildo, Vander e do NETINHO (foto abaixo), do Luizinho, do Milar.

Fiquei pensando porque iria a Caxias ver um jogo contra o Juventude que na verdade decide quem será o rebaixado da série C do brasileiro ou quem terá ainda chances de classificação se do lado da minha casa em POA tem um time que conquistou a américa!

Fiquei mais abismado ainda quando lembro que fiquei 5 anos acompanhando o GEB na segundona. Todo ano era a mesma coisa, após uma campanha fracassada dizia que ia desistir que ia parar de ir de acompanhar, mas no ano seguinte lá estava eu acompanhando, gastando, vibrando, chorando pelo GEB. Mais impressionado ainda fiquei quando li no site oficial que já temos 7 ônibus de torcedores que irão à Caxias.

Onde quero chegar? Nem eu sei! Fiquei imaginando essa semana se quando conquistarmos a américa se eu irei comemorar da mesma forma que saí enlouquecido pela cidade buzinando após ganhar um amistoso contra o Fluminense que não valia nada, se ia vibrar tanto quanto ao ver um gol do Milar na segundona do gauchão. Será que eu venderia meu cartão de sócio por R$500,00 e ficaria de fora de uma das maiores conquistas do meu clube? Pensei, pensei e vi que até quando o GEB perde fazemos festa… Sinceramente não existe nada comparado com a torcida do GEB. É uma doença séria, mas faz bem para o coração! Alguns conquistam a américa e mais de 100 mil sócios, outros conquistam a alma e o coração dos torcedores.

Categorias:Xavante
  1. Guardião
    21 de agosto de 2010 às 3:03 pm

    Paixão Xavante
    Teuns razão o que nos move é a paixão xavante, senão já teríamos desistido de quase tudo.Senão vejamos.Como é possível os outros times do interior formar equipes que se classificam à primeira divisão do futebol gaúcho e o nosso Brasil não consegue nada.É difícil de compreender. Por exemplo, quando outro desses times interiorano se classifica seus jogadores não são cobiçados no ano seguinte pelo nosso Clube e com justa razão. Eles só seviriam mesmo para a Segundona Gaúcha.Nós gastamos mensalmente mais do que eles, escolhemos melhores jogadores, oferemos condições boas mesmo para a prática do futebol e por quê eles se classificam e nós não….
    E isso não é exagero não, só relembrando: Sapucaiense, Avenida(SC),Guarani(Camaquã),Glória, etc. Será que a riqueza deles “per capita” é superior a de Pelotas. Tenho dúvidas.Agora mesmo trouxemos vários jogadores “paulistas”, técnico (paulista)e nada adiantou, será URUCUBACA…No passado como era “verde o meuj vale” e eu não sabia.Eramos campeões seguidamente(não importa se campeão Pelotense) e isso motivava o torcedor e era o “ADUBO” que incentivada a criançada a torcer pelo xavante. Há algum tempo isto está difícil de dizer e de explicar, porque ainda hoje somos fanáticos torcedores do Brasil e sempre esperamos que AMANHÃ VAI SER MELHOR. Assim Seja.
    Cordialmente
    Guardião da História Xavante

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

