Homenagem

Quando o nosso amado Grêmio Esportivo Brasil surgiu em 1911 através de uma divergência entre integrantes do Esporte Clube Cruzeiro a falta de recursos já era uma realidade do clube desde sua criação, o idealismo e o sonho de ser um grande clube nascia em 7 de setembro daquele ano. Pois bem a reunião de fundação ocorreu na Rua Santa Cruz número 56, na casa de Salustiano L. Brito e que culminou com a nomeação de nosso primeiro presidente, Dario Feijó. Começaria então uma das histórias mais gloriosas de um time de futebol do interior do nosso estado.

Onde quero chegar com esse papo já conhecido de todo bom XAVANTE que conhece esta bela história. Surgimos de uma divergência, nós XAVANTES não concordamos com que é imposto, somos diferentes, somos uma espécie de religião, não sabemos o porquê de acreditarmos tanto e insistirmos tanto numa paixão, em uma crença, apenas acreditamos. Durante toda a história o clube foi comandado e dirigido por fiéis religiosos desta crença rubro-negra. Os fiéis ou também conhecidos como torcedores construíram tudo o que hoje o GEB possui como patrimônio. Não é a toa que a famosa frase é dita entre os torcedores XAVANTES: “O Brasil é uma torcida que tem um time”.

Nosso atual estádio foi praticamente construído pela torcida, alguém lembra a campanha do cimento? Alguns dos leitores provavelmente ajudaram a construí-lo, botaram literalmente a mão na massa para a amplianção do estádio. Alguém tem fotos desta época? Depois disso veio a construção do pavilhão social, mais uma vez a torcida de se mobilizou e construiu o mesmo.

A nossa torcida já foi até o patrocinador oficial do clube, lembram do SÓCIO PATROCINADOR nas camisas? A mais recente conquista da torcida rubro-negra foi a criação do Cresce Xavante. Uma associação que tem como objetivo divulgar e promover o esporte com foco no nosso clube. Desde a criação desta entidade continuamos construindo o GEB do futuro, já saiu a troca da tela, e a drenagem do campo, o que será que virá a seguir? Todas as obras de nossa história foram feitas por gente do povo, gente que acredita em um clube maior e com melhor estrutura. Quem fará o clube melhor ou pior dependerá sempre do nosso torcedor, nunca fomos da parte rica da cidade, nunca tivemos investidores colocando milhões como acontece lá pelos lados da serra gaúcha, nunca tivemos um DONO. O GEB é nosso!!!

Abaixo vou colocar um vídeo que expressa de alguma maneira o fanatismo dessa religião que não tem explicação, andamos o país e o mundo atrás deste clube, o construímos, não desistimos por falta de títulos ou por estarmos na primeira ou na segunda, simplesmente somos seus fiéis torcedores.

Alguns links:
http://www.youtube.com/watch?v=eImZad5Ud0o&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=gbf6M5G8OWM
http://www.youtube.com/watch?v=Qk7CI-2NBXg

Anúncios
Categorias:Curiosidade, Torcida, Xavante
  1. Leonardo B. Soares
    3 de abril de 2010 às 2:31 am

    Em primeiro lugar parabéns por aumentar a lista de alternativas para os torcedores xavantes na internet. Sobre o post é por isso que eu vou amanhã no jogo, porque ser xavante é um sentimento dificil de descrever, quando tu lê um texto como este e assite em seguida um vídeo destes tu percebe que a simples existência do Gremio Esportivo Brasil é o principal motivo de comemoração.

  2. Ricardo Dallarosa
    5 de abril de 2010 às 1:39 am

    Juliano,

    parabéns pela iniciativa corajosa e apaixonada. É esse sentimento inexplicável que move essa torcida na cotidiana construção da sua própria história, tão rica de acontecimentos e tão carregada de fortes emoções. É preciso ser xavante pra se sentir a grandiosidade dessa sina, a imensurável ânsia pelo próximo encontro e a indefinível e movediça energia que essa torcida faz transitar pelos estádios por onde passa e que faz do Bento Freitas um templo sem igual. Nos sentimos únicos não por sermos melhores mas por termos uma incrível e indestrutível identidade que nos torna únicos. E dentre nós existem muitos daqueles que se dedicam a fazer algo mais para manter sempre abastecido esse sentimento.

    Sucesso e um grande abraço

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: